“Quilombo da Liberdade, raízes” circula em escolas do DF

Quilombo-da-liberdade-foto-de-Ricardo-Pereira-Ek--4
Categoria :
Atividades
Data:
Terça, 11 de Setembro de 2018 - Quinta, 20 de Setembro de 2018
Entrada
Franca
Censura
Livre
Indicação
Toda família

A caravana formada pelo Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade desembarca para a nona temporada, nas escolas públicas do DF, com o espetáculo "Quilombo da liberdade, raízes". A montagem leva aos estudantes aspectos da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O intuito é que, a partir do espetáculo, os alunos reflitam sobre a condição do negro na época da colonização e a de hoje, e o papel desse povo na formação da identidade brasileira.

As apresentações gratuitas, dessa segunda etapa da nona edição, iniciam dia 11 (terça) e encerram no dia 20(quarta).  O grupo irá  percorrer seis escolas públicas de cidades do DF, para beneficiar mais 10 mil crianças e jovens dos ensinos fundamental e médio.Totalizando 20 mil espectadores, em 2018.

Por meio de cantos e danças da capoeira, com pitadas de circo e poesia, a montagem aborda temas como agressões em ambiente escolar, machismo e racismo. De acordo com o diretor da peça, Ankomárcio Saúde, as crianças e os jovens sempre se identificam com a música e os movimentos da capoeira, e que isso amplia o olhar sobre as referências da cultura africana na construção da própria identidade. "Acreditamos que diante do aumento da violência nas periferias do DF é fundamental que a comunidade escolar contribua com seu olhar sobre as causas e consequências do envolvimento de jovens e crianças com o álcool, as drogas", disse. "Até onde os ônibus lotados de hoje não são os navios negreiros de ontem, e as favelas quilombosurbanos?", provoca o diretor.

O espetáculo leva aos jovens mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas. "Uma fusão em que a beleza dos movimentos junto a plástica do figurino prende a atenção de todos os alunos para aprenderem sobre a história negra do país como processo formador de nossa identidade", explica Ankomarcio.

A peça é também uma reverência a mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, um encontro de corpo e alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

O projeto tem como idealizador o Mestre Cobra, líder do grupo de capoeira Grito de Liberdade. “O objetivo, além de perpetuar a cultura africana e a formação cultural brasileira, é descentraliza a produção e apresentação de movimentos artísticos em Brasília, passando por diversos pontos do Distrito Federal”, diz o capoeirista em defesa de suas tradições.

 

Saiba Mais

Na primeira temporada, "Quilombo da liberdade, raízes" percorreu duas cidades do DF, Gama e Ceilândia, onde foi apresentado em nove escolas e assistido por mais de oito mil alunos espectadores do espetáculo que carrega Zumbi dos Palmares, Mestre Pastinha e Mestre Bimba entre outros heróis negros como personagens da história do Brasil. O projeto também já foi apresentado nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil pessoas. Em 2018, 20 mil alunos serão beneficiados.

Grito de Liberdade

Desde 1980, na Candangolândia, o grupo do Mestre Cobra, trabalha a capoeira perpetuando a história das culturas de matriz africana. Nessa época, a capoeira era marginalizada, sendo praticada às escondidas, no mato. De 80 a 90, Cobra treina com Mestre Rizomar. Em 1990, vai para Asa Norte estudar com Grupo Taboza de Mestre Fred. Cinco anos depois, segue para o Sol Nascente, com Mestre Romeu. Em 1994, começa a desenvolver seu trabalho no Riacho Fundo. Forma-se, então, o grupo de capoeira Grito de Liberdade.

Apresentações:

11/09, às 10h e 14h
Escola Classe Kanegae
EPNB Colônia Agrícola Riacho Fundo I 

12/09, às 10h, 14h e 19h30
CEM 414
AE Setor Norte Samambaia Sul 

13/09, às 10h e 14 h
CEM 304
Samambaia Sul 

17/09, às 10h e 14h
CEF 09
Setor D Sul Q SD Taguatinga Sul 

19/09, às 10h e 14h
CEM 03
QSE 05 Taguatinga 

20/09, às 10h e 14h
Escola Classe 11
OSE 14 AE Taguatinga Sul

 
 

Todas as Datas:

  • De Terça, 11 de Setembro de 2018 até Quinta, 20 de Setembro de 2018